Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Suliformes
Família: Sulidae
 Reichenbach, 1849
Espécie: S. dactylatra

Nome Científico

Sula dactylatra
Lesson, 1831

Nome em Inglês

Masked Booby


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Atobá-grande

O Atobá-grande é um Suliforme da família Sulidae. Conhecido também como Mombebo-piloto, Piloto e Piloto-branco. É o maior e mais pesado dos atobás.

Características

Plumagem branca, exceto pelas penas das asas e cauda negras. Bico amarelo. As fêmeas e machos possuem olhos com íris amarela e pés amarelos. Os ninhegos, os jovens e os imaturos possuem íris de coloração cinza e pés variando de chumbo a chumbo-amarelado.

Alimentação

Atira-se de 10 metros ou mais, em pique vertical, com asas encolhidas em ângulo, mergulhando vários metros atrás de peixes, seu principal alimento, sobretudo peixes-voadores.

Reprodução

Procria em colônias, fazendo um ninho bem precário com pedras pequenas. Coloca 1 ou 2 ovos, mas geralmente só um dos filhotes chega à idade adulta, pois o mais forte mata o menorzinho. Nasce nu, após duas ou três semanas adquire a penugem branca e com 4 meses, aproximadamente, já está bem emplumado. Então o filhote anda perto do ninho e exercita as asas para aprender a voar. O ciclo reprodutivo de Sula dactylatra na Ilha da Trindade se inicia em agosto e as posturas por volta das primeiras semanas de setembro, se estendendo até novembro; os jovens abandonam os ninhos em fevereiro / março. No Atol das Rocas e no Arquipélado dos Abrolhos seu período reprodutivo inicia no final de março e começo de abril, restando após setembro, somente ovos inviáveis e jovens em estágio inicial de vôo. Em Fernando de Noronha existe registro de reprodução em novembro.

Hábitos

Outros hábitos…

Sub-espécies

Alguns autores, considerando as diferenças regionais existentes nas cores de partes nuas, reconhecem mais de sete subespécies além da forma nominal, que tem como localidade típica a Ilha de Ascensão; entretanto alguns tratamentos têm reforçado a idéia de quatro sub-espécies apenas. No Brasil ocorre Sula dactylatra dactylatra.

Distribuição Geográfica

Sula dactylatra, também conhecida como atobá-mascarado, possui vasta distribuição pelos oceanos tropicais e subtropicais. No Brasil existem populações no arquipélago de Abrolhos, no Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Ilha da Trindade.

Referências

insulares brasileiras: bioecologia e conservação (Organizado por Joaquim Olinto Branco). Editora da UNIVALI, Itajaí, SC. (Disponivel em http://www.avesmarinhas.com.br/livros.html ou http://www.avesmarinhas.com.br/Capitulo%206.pdf).

Galeria de Fotos